VASOS FREÁTICOS ECOLÓGICOS | |
CULTIVO DE PLANTAS EM VASOS FREÁTICOS ECOLÓGICOS FEITOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS (como garrafas PETs - cabos de vassouras - sobras de construções - etc.). A tecnologia usada para a construção desses vasos se baseou no mesmo princípio natural do ciclo da água em nosso planeta, ou seja: as raízes das plantas se alimentam da água existente no lençol freático, e com seu metabolismo natural liberam essa água para a atmosfera formando as nuvens que derramarão essa água de volta para a terra. Esses vasos são excelentes para cultivo urbano, tanto para cultivo de hortaliças e ervas, como para plantas ornamentais. O grande diferencial é que o reservatório de água é totalmente fechado, impedindo a entrada e proliferação do Aedes aegypti (mosquito transmissor da Dengue). Use e abuse das garrafas PETs...A turminha vai adorar! Prepare os potes cortados de garrafa PET (corte as partes superiores e inferiores), sementes, pá, terra adubada e água. Mãos a obra! Coloque água nos reservatórios... Encha os vasos com terra adubada... Faça furinhos com a ponta do dedo...Coloque as sementes nos furinhos! Molhe a terra e as sementes... Agora é só acompanhar o crescimento do girassol! OBJETIVOS – - Perceber que a semente dá origem à uma nova planta. - Compreender que os vegetais são seres vivos que nascem, crescem e morrem. - Reconhecer que os vegetais necessitam de água, ar, luz, calor e solo para se desenvolverem. - Valorizar e respeitar as plantas e a natureza, percebendo que dependemos dela para sobreviver. - Conhecer diferentes tipos de sementes e estabelecer comparações quanto a forma, tamanho e quantidade. |
Páginas
▼
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
DENGUE...NEM PENSAR! VAMOS GIRASSOL CULTIVAR!
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Semana da Criança!
Cecília Meireles
A flor com que a menina sonha
ou na fronha?
Sonho risonho:
O vento sozinho
no seu carrinho.
De que tamanho
seria o rebanho?
A vizinha apanha
a sombrinha
de teia de aranha . . .
Na lua há um ninho
de passarinho.
A lua com que a menina sonha
é o linho do sonho
ou a lua da fronha?
Hora da maquiagem!
Compartilhando alegria!
Show de Talentos...
Borboletinha...Está na cozinha!
Fazendo chocolate...
Baixe aqui a Música usado com as crianças...Borboletinha, está na cozinha!
domingo, 23 de outubro de 2011
Mensagem da semana...
Para refletir...
O Poder de um Sorriso
Um sorriso não custa nada, mas cria muitas coisas. Dura só um momento, mas sua lembrança perdura pela vida a fora. Não se pode comprá-lo, mendigá-lo, pedi-lo emprestado ou roubá-lo. Não tem utilidade enquanto não é dado. E por isso se no seu caminho encontrares uma pessoa por demais cansado para lhe dar um sorriso, deixa-lhe o seu, pois ninguém precisa tanto de um sorriso quanto aquele que não tem mais um a oferecer. Seu sorriso será tão precioso para esta pessoa que no momento que ela receber ela sentirar a magia da felicidade incendiar o seu viver, e ela de gratidão lhe retornarar um belo e meigo sorriso. Por isso minha querida amiga, conserve este brilho de alegria em seu rosto, pois mesmo que você não perceba através do seu sorriso, você transmite para as pessoas que caminham ao seu lado forças, alegrias e coragem!
Uma linda semana para todos!
Tânia Cruz
ACONTECEU EM JUNHO...FESTA JUNINA!
Origem da Festa JuninaExistem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
Sugestões para o Dia da Bandeira! 19 de novembro...
DIA DA BANDEIRA!
Atividades práticas para o Dia da Bandeira
Leia e explique para os alunos o texto informativo.
Proponha a elaboração de bandeiras do Brasil para uma exposição na escola.
Texto Informativo.
A bandeira brasileira representa o nosso país. Cada cor tem um significado:
O verde representa as florestas;
O amarelo representa o ouro, as riquezas;
O azul representa o céu, com as estrelas;
O branco representa a paz.
Existem outros tipos de bandeiras, como as bandeiras de time de futebol, das escolas de samba, e as bandeiras usadas no mar, para transmitir mensagens. No mar, a bandeira branca significa paz, e a bandeira vermelha é sinal de perigo.
Oficina de confecção de bandeiras
Desenhe uma bandeira do Brasil em um pedaço de isopor. Cada aluno fará uma bandeirinha colada em uma vareta, e a fincará no isopor, de acordo com a cor. As bandeirinhas serão de uma cor só: algumas verdes, outras amarelas, outras azuis e outras brancas.
A obra coletiva ficará exposta na escola.
Cole bolinhas de papel crepom na bandeira:
Quebra-cabeça da bandeira brasileira:
sábado, 22 de outubro de 2011
O Lúdico e a Educação Infantil...
O que é Lúdico? Por que a brincadeira é tão importante na Educação Infantil?
Para o profissional que trabalha com Educação Infantil, é importante que ele saiba observar alguns aspectos como: entender o significado do termo lúdico( fantasia, divertimento, brincadeira); compreender a concepção de criança e entender que a criança constrói sua base de formação (habilidades e competências) na Educação Infantil.
Se a professora da classe não consegue trabalhar com os alunos utilizando o Lúdico em suas práticas pedagógicas, certamente não está preparada para trabalhar com educação Infantil.
O educador infantil pode e deve aproveitar o momento da brincadeira para induzir a criança a desenvolver suas habilidades, porque é através da brincadeira que a criança constrói sua própria identidade e autonomia.
Além disso, é impossível que a criança desenvolva uma educação plena e satisfatória sentada, enfileirada e sem movimentos.
É através do movimento que a criança consegue expressar suas emoções e sentimentos, estabelecer contatos sociais e relações cognitivas.
Outra informação bastante importante é que a sala de aula seja um ambiente acolhedor, respeitando e atendendo às necessidades da criança pequena.
A criança precisa de espaço. Promover atividades ao ar livre, simples como brincar no parque ou até mesmo na quadra, é de suma importância no seu desenvolvimento. Afinal, é brincando que se aprende!
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Marcha soldado...Cabeça de papel!
Pintura do chapéu...
Muito cuidado com os mínimos detalhes...
Estamos prontos para o desfile!
No 25 de agosto, é comemorado o dia do Soldado. Essa data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército Brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias - lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.
Para comemorar esse dia, foi realizada uma conscientização em sala com os alunos, bem como as crianças da educação infantil desfilaram pela escola usando chapéus de soldado confeccionados artesanalmente.
Foi muito legal!!!
Passeio ao CCBB...Estou prontíssimo!!!
CCBB resgata a história da cultura punk em exposição I am a Cliché – Ecos da estética Punk
O primeiro passeio do Maternal...
Lupas para a descoberta dos detalhes artísticos...
Vamos criar capas para DVDs...
Gravuras diferentes...
Um bom papinho depois do passeio...
Bom dia começa com alegria...
bom dia começa com amor..
E o sol já vem surginho...
...Bom dia !
(Assim cantavam as monitoras com as crianças).