Páginas

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A fantasia e a formação de valores

A fantasia e a formação de valores

Os personagens das histórias de fantasia são fundamentais para a formação de valores como a coragem, a humildade e a ética no imaginário infantil. Ou seja, toda criança precisa experienciar esses universos paralelos, essenciais para a formação dentro de sua comunidade como atuante e transformador da realidade.   






Rubem Alves, em seu site oficial, escreveu que “fantasia é uma tela de Monet: o que foi, transfigurado pela imaginação. Fantasia é obra de arte. Dentro de cada um mora um artista. Mas mesmo os fotógrafos sabem que uma foto sem fantasia não serve para nada”, ou seja, todo e cada indivíduo produz ‘artisticamente’ a realidade, na medida em que nunca a deixamos do mesmo modo como a recebemos, pelo menos não internamente.

Acolhimento: Primeiro dia na escolinha!!!


Acolhimento e Adaptação na Educação Infantil

E.M.Reverendo Álvaro Reis

Para muitos adultos, a lembrança dos primeiros dias de escola faz parte, para sempre de recordações pouco agradáveis, é o que consideram alguns psicólogos. Esse período pode gerar stress nas crianças, famílias e profissionais da educação.
É comum neste período algumas crianças chorarem, afinal, um ambiente totalmente novo pode causar insegurança, desconforto e até mesmo rejeição. Como atender com atenção e carinho as crianças que demonstram tais sentimentos? Se recebermos todas as crianças de uma só vez é possível dar atenção a quem está chorando sem "descuidar" do restante da turma? São estes cuidados que merecem toda atenção dos educadores para que se inicie uma relação de convivência mais saudável, feliz e promissora.
  As famílias também ficam na expectativa para  ver como sua criança irá reagir diante ao contato com alguém "desconhecido". Quando percebem que os educadores não querem disputar ou roubar-lhes o seu lugar e sim apenas, contribuir na educação da criança em outro ambiente ( o escolar) o sentimento de parceria toma  o lugar da insegurança.

  Qual a relação que existe entre adaptação e acolhimento?
adaptação pode ser entendida como o esforço que a criança realiza para ficar, e bem, no espaço coletivo, povoado de pessoas grandes e pequenas desconhecidas diferentes daqueles do espaço doméstico a que ela está acostumada. Há de fato um grande esforço por parte da criança que chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas ao contrário do que o termo sugere não depende exclusivamente dela adaptar-se ou não à nova situação. “Depende também da forma como é acolhida.”

“A qualidade do acolhimento é que garantirá a qualidade da adaptação, portanto não se trata de uma opção pessoal, mas de compreender que há um inter jogo de movimentos tanto da criança como da instituição dentro de um mesmo processo.”