Páginas

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Projeto "Monteiro Lobato"

18 DE ABRIL

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

MONTEIRO LOBATO

                                                                               
Sítio do Picapau Amarelo é uma criação de Monteiro Lobato, escritor brasileiro.
A obra tem atravessado gerações e é uma das mais amadas da literatura infanto-juvenil brasileira. O primeiro livro da série foi publicado em dezembro de 1920. A partir daí, Monteiro Lobato continuou escrevendo livros infantis de sucesso, com seu grupo de personagens que vivem histórias mágicas: Emília, Narizinho, Pedrinho, Marquês de Rabicó, Conselheiro, Quindim, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Cuca, Saci, etc.
Construindo uma Emília!
Os personagens principais moram ou passam boa parte do tempo no sítio pertencente à avó dos garotos, batizado com o nome de Picapau Amarelo, de onde vem o título da série.
Meninas e meninos viram personagens...


De uma caixa de costura...
    
Visconde de sabugosa?

 
 Após a construção do Visconde de Sabugosa...Hum! 
A turma adorou degustar o milho cozido!
 


sábado, 6 de abril de 2013

O FAZER ARTÍSTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DA PINTURA

      A Educação Infantil apresenta um ambiente ideal para o desenvolvimento da expressão criadora, pois é um espaço mágico de criatividade, imaginação, fantasia e potencialidade.
 
    A criança utiliza a Arte como forma de manifestação espontânea, elaborando suas construções a partir da interação com o mundo dos objetos.

     Os objetivos da pintura de ação são:
 - Explorar e reconhecer diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas;
- Manipular diferentes materiais, de diferentes texturas e espessuras, assim como variados suportes gráficos;
- Observar as possibilidades oferecidas pelos materiais.


Páscoa divertida!

Magia da Páscoa
É importante promover a interação entre as crianças e mostrar para elas a magia que está relacionada a essa data comemorativa.  Conhecer o sentido da Páscoa é fundamental para comemorar ao lado da família e amigos.
As crianças ficam fascinadas com o mito do coelhinho da Páscoa, navegam na crença de que esse personagem trará ovos de chocolate deliciosos. Na escola, os professores da educação infantil procuram reforçar a crença na magia da Páscoa, impulsionando a criatividade dos pequenos com novas fantasias.