Páginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Compartilhando ideias...

O blog foi iniciado em setembro de 2011, mas já conta com várias atividades e reflexões pertinentes ao trabalho do Professor de Educação Infantil. Destaco duas atividades que marcam profundamente as crianças, pois lidam diretamente com suas emoções e estimulam seus mecanismos internos de aquisição dos conhecimentos. O brincar para a criança pequena é muito mais que lidar com objetos e regras. Faz parte de sua organização do pensamento e o prepara emocionalmente para adquirir novos conhecimentos e relacionar-se com seus pares.

No post DENGUE...NEM PENSAR! VAMOS GIRASSOL CULTIVAR!, os pequeninos fizeram a reciclagem das garrafas montando um vaso freático ecológico. As garrafas são cortadas e encaixadas. A planta absorve a água pelas raízes e o mosquito não tem acesso. Observem a concentração dos pequenos ao realizar as tarefas. Até os que observam estão focados na atividade.


O outro projeto que destaco é A importância dos animais de estimação para o desenvolvimento das crianças. A profª Tânia nos diz que: "A intimidade e o elo que se forma entre uma criança e o animal de estimação, às vezes, faz milagres. Reduzir ansiedade, trabalhar a autoconfiança, senso de responsabilidade, de afetividade e ajudam os pequenos a desenvolver habilidades sociais. Implicam o reconhecimento do sentimento do outro." A sugestão dela é: " a criação do peixinho Betta. Um mascote inusitado com os quais as crianças podem compreender o ciclo da vida: a gestação, o nascimento, os primeiros passos, a doença e também a morte. Com um tempo de sobrevivência menor do que o do ser humano, os animais são fonte de aprendizagem para as crianças e despertam nelas a responsabilidade, a sensibilidade e o respeito."

A professora complementa dizendo que " Essa relação vai permitir uma compreensão melhor do mundo. Ela torna-se cuidadora, responsável. Vai expressar talentos que muitas vezes na família não é possível porque, nesse caso, é ela quem precisa de cuidado.
Para a auto-estima delas isso é muito importante, elas sentem-se importantes. Se se pede a uma criança pequena para trazer um potinho de comida para o animal, ela vai fazer isso com uma seriedade, como se fosse uma jóia rara."

Projeto: USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA CRIAÇÃO INFANTIL.
 Este projeto, como o blog da Profª Tânia, está apenas começando, mas traz grandes promessas como as vidas desses aprendizes. Passe pelo blog e deixe um recadinho para estes pequenos cuidadores da natureza. A flora e a fauna com eles estarão a salvo.

A Educopédia na Educação Infantil

O USO DA EDUCOPÉDIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Essa é sem duvida, uma das fases mais importantes em todos os aspectos, pois é nessa fase que a criança passa a fazer movimentos motores mais específicos. Nesta idade, ela adora rasgar papeis, mexer com as coisas, pegar lápis, montar e encaixar objetos. 
 Esta é uma fase em que elas trabalham muito com o concreto, com o que é real, então, atividades como encaixar, fazer montagens, contar e ouvir histórias, entre outras, tornam-se indispensáveis para o seu aprendizado e desenvolvimento intelectual.

Desde cedo lhes são oferecidos brinquedos que emitem sons, imagens e jogos eletrônicos que deixam os pequenos  encantados por seus movimentos.
Através das telas interativas, os alunos despertam a curiosidade ao mesmo tempo em que revelam fascinação pela aprendizagem.
Baixe os jogos em flash AQUI!

Não esqueça de SEGUIR!