DICAS PARA O TRABALHO COM OS CONTOS DE FADA
Caracterizados, os pequeninos percorreram e exploraram os espaços da escola até chegar na biblioteca.
Dados da AulaO que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conhecer as características dos contos de fadas;
- Identificar alguns papéis dos personagens;
- Ler e interpretar textos e imagens;
- Elaborar desenhos.
Duração das atividades
Duas semanas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Contos de fadas.
Escuta de histórias.
Leitura.
Estratégias e recursos da aula
CONVERSANDO SOBRE OS CONTOS
O professor iniciará a aula conversando com as crianças sobre os contos infantis que elas conhecem, questionando:
- Quem gosta de ouvir histórias?
- Quais histórias vocês costumam ouvir?
- Quais os personagens que aparecem nessas histórias?
O professor poderá fazer uma lista com as respostas das crianças e expor na sala de aula para consultas. Em seguida, o professor apresenta alguns livros para as crianças, escolhe um dos livros e ler uma história para a turma. Sugestão: As Mil e Uma Noites,Contos de Grimm, Contos de Perrault. Após a leitura, o professor fala sobre a origem dos contos de fadas. No texto abaixo o professor encontrará maiores informações sobre esse tema.
Texto para o professor:
Contos de fadas para crianças
As versões infantis de contos de fadas hoje consideradas clássicas, devidamente expurgadas e suavizadas, teriam nascido quase por acaso na França do século XVII, na corte de Luís XIV, pelas mãos de Charles Perrault. Para Sheldon Cashdan, em referência aos países de língua inglesa, a transformação dos contos de fadas em literatura infantil (ou sua popularização) só teria mesmo ocorrido no século XIX, em função da atividade de vendedores ambulantes ("mascates") que viajavam de um povoado para o outro "vendendo artigos domésticos, partituras e pequenos volumes baratos chamados de chapbooks". Estes chapbooks (ou cheap books, "livros baratos" em inglês), eram vendidos por poucos centavos e continham histórias simplificadas do folclore e contos de fadas expurgados das passagens mais fortes, o que lhes facultava o acesso a um público mais amplo e menos sofisticado. [...] Em 1697, Perrault publicou Contes de ma Mère l'Oye ("Contos da minha Mãe Gansa"), uma coletânea de narrativas populares folclóricas e que, num primeiro momento, não se destinavam a crianças, mas a embasar a defesa da literatura francesa (considerada inferior aos clássicos greco-romanos por acadêmicos da época) e da causa feminista, que possuía como uma de suas líderes a sobrinha de Perrault. Principais contos da "Mère l'Oye":
- A Bela Adormecida no Bosque, Chapeuzinho Vermelho, O Barba Azul, O Gato de Botas, As Fadas, A Gata Borralheira, Henrique de Topete e O Pequeno Polegar.
Os Irmãos Grimm e o Espírito Teutônico
[...] Como resultado de sua pesquisa, entre 1812 e 1822, os irmãos Grimm publicaram uma coletânea de 100 contos denominada Kinder und Hausmaerchen ("Contos de fadas para crianças e adultos"). Principais contos de "Kinder und Hausmaerchen":
- Pele de Urso, A Bela e a Fera, A Gata Borralheira e João e Maria.
Andersen: o "Pai" da Literatura Infantil
[...] O poeta e novelista dinamarquês Hans Christian Andersen escreveu cerca de duzentos contos infantis, parte retirados da cultura popular, parte de sua própria lavra. Publicados com o título geral de Eventyr ("Contos"), entre 1835 e 1872, eles consagraram Andersen como o verdadeiro criador da literatura infantil. Principais contos de "Eventyr":
- A Roupa Nova do Imperador, O Patinho Feio, Os Sapatinhos Vermelhos, A Pequena Sereia, A Pequena Vendedora de Fósforos, A Princesa e a Ervilha.
Texto completo disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Contos_de_fadas Acesso em: 19 de setembro de 2010.
CONTOS DE PRÍNCIPES E PRINCESAS
O professor poderá organizar um festival de vídeos que abordam contos de fada. Durante a semana, o professor exibe os filmes. Após a exibição, irá conversar com as crianças sobre os seguintes aspectos observados nos vídeos: Quais os personagens aparecem no vídeo? Qual a cena que você mais gostou? Em quais lugares acontecem essa história? Onde as pessoas moram? Quias as roupas que as mulheres usam? Aparece acontecimentos bons? Quais? Aparecem acontecimentos maus? Quais? Como termina essa história? Nessa história tem princípes e princesas?
Em cada sessão o professor divide a turma em grupos ou duplas, sugerindo a escolha de uma cena do vídeo na qual apareça o princípe ou a princesa, ou os dois. As cenas poderão ser representadas por fantoche, teatro, desenhos, etc. Depois, cada grupo apresenta suas produções. As crianças poderão utilizar materiais como: papel madeira, cartolina, hidrocor, tesoura, cola, lápis de cor, lápis cera, etc.
O professor poderá aproveitar para conversar com as crianças acerca das características dos princípes e princessas das histórias que elas assistiram e ouviram em sala de aula.
Sugestão de Vídeo:
A Princesa e a Ervilha
RECONTANDO UM CONTO
O professor dará continuidade a aula, apresentando para as crianças a história da Bela Adormecida, questionando:
Quem conhece a história da Bela Adormecida? Que personagens aparecem na história? O que acontece nessa história? Em seguida, o professor na roda mostra o livro e conta a história para as crianças, sugerindo que após a leitura a turma em grupos organizem uma dramatização para representar a história que ouviram. Para isso, o professor orientará as crianças como deverão organizar cada apresentação.
REESCRITA DE UM CONTO
O professor poderá irá à biblioteca da escola e separar com a ajuda da bibliotacária, alguns livros de contos. No dia da visita da turma, os livros escolhidos ficarão expostos nas mesas e cada criança escolherá um para leitura.
Em sala, as crianças irão contar do seu jeito a história que leu na biblioteca para a turma. Como atividade de registro, as crianças representam por meio da escrita/desenho a história que leu. É importante que o professor questione as crianças para ajudá-las na reconstrução da história.Questionando:
- Como começa essa história?: Era uma vez? Há muitos anos? Um certo dia?
- Quem são os personagens? O que acontece com eles?
- Tem acontecimentos mágicos? Qual?
- Em qual lugar aconteceu a história? (em castelos, na floresta, casa, na rua...)
Por meio desses questionamentos o professor retoma com as crianças as cracterísticas dos contos de fadas.
Com as reescritas o professor organizará o livro de contos de fadas da turma. Outra atividade que pode ser realizada é a contação de histórias para outras crianças da escola.
Sugestão de livros eletrônicos.
Orientação para o professor
Recursos Complementares
Sugestões de links:
LIVROS
Branca de Neve e os Sete Anões.Irmãos Grimm. Scipione
Os Contos de Grimm.Irmãos Grimm.Paulus
Contos e Fábulas de Perraut.Charles Perrault.Iluminuras
O Fantástico Mistério de Feiurinha. Pedro Bandeira. FTD.
Avaliação
O professor deverá observar se o aluno:
Conhece as características dos contos de fadas;
Identifica alguns papéis dos personagens;
Lê e interpreta textos e imagens;
Elabora desenhos.
Material retirado do site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br
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