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quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Sala de aula: Ambiente que instiga a investigação e aprendizagem.

A importância do espaço físico no desenvolvimento e aprendizagem da criança.
Pensando na importância do sucesso para o desenvolvimento e aprendizagem dos educandos no contexto da educação infantil, o espaço físico torna-se um elemento indispensável a ser observado.
 A organização deste espaço deve ser pensada tendo como base oferecer um lugar acolhedor e prazeroso para a criança, isto é, um lugar onde as crianças possam brincar, criar e recriar suas brincadeiras sentindo-se assim estimuladas e independentes.
É no espaço físico que a criança consegue estabelecer relações entre o mundo e as pessoas, transformando-o em um pano de fundo no qual se inserem emoções [...] nessa dimensão o espaço é entendido como algo conjugado ao ambiente e vice-versa. Todavia é importante esclarecer que essa relação não se constitui de forma linear. 
O espaço criado para a criança deverá estar organizado de acordo com a faixa etária da criança, isto é, propondo desafios cognitivos e motores que a farão avançar no desenvolvimento de suas potencialidades.
 O espaço deve estar povoado de objetos que retratem a cultura e o meio social em que a criança está inserida. Gandini (1990, p.150) diz que: “o espaço reflete a cultura das pessoas que nele vivem de muitas formas e, em um exame cuidadoso, revela até mesmo as camadas distintas dessa influência cultural”. 

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