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quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Representações Sociais, Neurociências e Desenvolvimento Infantil

A Infância à luz da Neurociência
É na primeira infância, até os 6 anos, que a mente abre mais portas para o aprendizado - o que faz da educação infantil uma etapa fundamental da escolaridade.
Aprendemos o que fazemos. Melhoramos naquilo que fazemos.
 "Se você quer promover o desenvolvimento cognitivo, precisa dar oportunidades de a criança usar as suas habilidades cognitivas”, afirma a neurocientista Suzana Herculano-Houzel.
  
  A neurociência explica que as crianças estimuladas na infância dominam maior número de palavras, demonstram mais habilidade com estratégias matemáticas, têm uma vida escolar mais bem-sucedida e comportamentos sociais mais desenvolvidos.
Mais do que explicar por que a primeira infância é espetacular para o aprendizado, a neurociência investiga como as informações se fixam no cérebro.
Ensinar a pensar é fundamental, claro, mas deve vir lado a lado com a memorização, que nada mais é que o produto final do aprendizado.
Tabuadas, fórmulas, poemas, nomes e datas são matéria-prima para o reconhecimento de padrões e a elaboração de pensamentos mais complexos.
 
                                                                                                      Tânia Cruz
 
 

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