A PRIMEIRA INFÂNCIA SEGUNDO PIAGET
Quem foi Jean Piaget
Jean Piaget (1896-1980) foi um psicólogo e filósofo suíço, conhecido pelo seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil.
Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando o seu processo de raciocínio.
Os seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia.
Os estágios de Piaget colocam a tónica na função intelectual do desenvolvimento.
Piaget considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados "por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor" no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento (Furtado, op.cit.).
Ele não nega a existência e a importância de outras funções, mas delimita e especifica o campo da sua investigação ao domínio da epistemologia genética.
O desenvolvimento do indivíduo inicia-se no período intra-uterino e vai até aos 15 ou 16 anos.
Piaget diz que a embriologia humana evolui também após o nascimento, criando estruturas cada vez mais complexas.
Os períodos em que se dá este desenvolvimento motor, verbal e mental.
o Estágio sensório- motor (dos 0 aos 18/24 meses)
A ausência da função semiótica (é a capacidade que a criança tem de gerar imagens mentais )é a principal característica deste período.
A inteligência trabalha através das percepções (simbólico) e das ações (motor) através dos deslocamentos do próprio corpo.
É uma inteligência iminentemente prática.
Sua linguagem vai da ecolalia (repetição de sílabas)
à palavra-frase ("água" para dizer que quer beber água)
já que não representa mentalmente o objeto e as ações.
Sua conduta social, neste período, é de isolamento e indiferenciação
(o mundo é ele).
o Estágio pré- operatório (dos 2 aos 7 anos )
É dividido em em dois
Período Simbólico -
dos 2 anos aos 4 anos, aproximadamente.
Neste período surge a função semiótica que permite o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização.
É o período da fantasia, do faz de conta, do jogo simbólico
falam ao mesmo tempo sem que respondam as argumentações dos outros
. Período Intuitivo - dos 4 anos aos 7 anos,
É a “idade dos porquês”, pois o indíviduo pergunta o tempo todo.
Distingue a fantasia do real, podendo dramatizar a fantasia sem que acredite nela. Seu pensamento continua centrado no seu próprio ponto de vista.
Quanto à linguagem não mantém uma conversação longa mas já é capaz de adaptar sua resposta às palavras do companheiro.
Os Períodos Simbólico e Intuitivo são também comumente apresentados como Período Pré-Operatório.
o Estágio das operações concretas ( dos 7 aos 11/12 anos)
É o período em que o indivíduo consolida as conservações de número, substância, volume e peso.
Já é capaz de ordenar elementos por seu tamanho (grandeza), incluindo conjuntos, organizando então o mundo de forma lógica ou operatória.
Sua organização social é a de bando, podendo participar de grupos maiores, chefiando e admitindo a chefia.
Já podem compreender regras, sendo fiéis a ela, e estabelecer compromissos.
A conversação torna-se possível (já é uma linguagem socializada), sem que no entanto possam discutrir diferentes pontos de vista para que cheguem a uma conclusão comum.
o Estágio das operações formais ( dos 11/12 aos 15/16 anos)
É o ápice do desenvolvimento da inteligência e corresponde ao nível de pensamento hipotético-dedutivo ou lógico-matemático.
É quando o indivíduo está apto para calcular uma probabilidade, libertando-se do concreto em proveito de interesses orientados para o futuro.
Cada estágio é definido por diferentes formas do pensamento.
A criança deve atravessar cada estágio segundo uma sequência regular, ou seja, os estádios de desenvolvimento cognitivo são sequenciais.
Se a criança não for estimulada / motivada na devida altura não conseguirá superar o atraso do seu desenvolvimento.
Jean Piaget (1896-1980) foi um psicólogo e filósofo suíço, conhecido pelo seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil.
Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando o seu processo de raciocínio.
Os seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia.
Os estágios de Piaget colocam a tónica na função intelectual do desenvolvimento.
Piaget considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados "por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor" no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento (Furtado, op.cit.).
Ele não nega a existência e a importância de outras funções, mas delimita e especifica o campo da sua investigação ao domínio da epistemologia genética.
O desenvolvimento do indivíduo inicia-se no período intra-uterino e vai até aos 15 ou 16 anos.
Piaget diz que a embriologia humana evolui também após o nascimento, criando estruturas cada vez mais complexas.
Os períodos em que se dá este desenvolvimento motor, verbal e mental.
o Estágio sensório- motor (dos 0 aos 18/24 meses)
A ausência da função semiótica (é a capacidade que a criança tem de gerar imagens mentais )é a principal característica deste período.
A inteligência trabalha através das percepções (simbólico) e das ações (motor) através dos deslocamentos do próprio corpo.
É uma inteligência iminentemente prática.
Sua linguagem vai da ecolalia (repetição de sílabas)
à palavra-frase ("água" para dizer que quer beber água)
já que não representa mentalmente o objeto e as ações.
Sua conduta social, neste período, é de isolamento e indiferenciação
(o mundo é ele).
o Estágio pré- operatório (dos 2 aos 7 anos )
É dividido em em dois
Período Simbólico -
dos 2 anos aos 4 anos, aproximadamente.
Neste período surge a função semiótica que permite o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização.
É o período da fantasia, do faz de conta, do jogo simbólico
falam ao mesmo tempo sem que respondam as argumentações dos outros
. Período Intuitivo - dos 4 anos aos 7 anos,
É a “idade dos porquês”, pois o indíviduo pergunta o tempo todo.
Distingue a fantasia do real, podendo dramatizar a fantasia sem que acredite nela. Seu pensamento continua centrado no seu próprio ponto de vista.
Quanto à linguagem não mantém uma conversação longa mas já é capaz de adaptar sua resposta às palavras do companheiro.
Os Períodos Simbólico e Intuitivo são também comumente apresentados como Período Pré-Operatório.
o Estágio das operações concretas ( dos 7 aos 11/12 anos)
É o período em que o indivíduo consolida as conservações de número, substância, volume e peso.
Já é capaz de ordenar elementos por seu tamanho (grandeza), incluindo conjuntos, organizando então o mundo de forma lógica ou operatória.
Sua organização social é a de bando, podendo participar de grupos maiores, chefiando e admitindo a chefia.
Já podem compreender regras, sendo fiéis a ela, e estabelecer compromissos.
A conversação torna-se possível (já é uma linguagem socializada), sem que no entanto possam discutrir diferentes pontos de vista para que cheguem a uma conclusão comum.
o Estágio das operações formais ( dos 11/12 aos 15/16 anos)
É o ápice do desenvolvimento da inteligência e corresponde ao nível de pensamento hipotético-dedutivo ou lógico-matemático.
É quando o indivíduo está apto para calcular uma probabilidade, libertando-se do concreto em proveito de interesses orientados para o futuro.
Cada estágio é definido por diferentes formas do pensamento.
A criança deve atravessar cada estágio segundo uma sequência regular, ou seja, os estádios de desenvolvimento cognitivo são sequenciais.
Se a criança não for estimulada / motivada na devida altura não conseguirá superar o atraso do seu desenvolvimento.
Bons estudos!
Um comentário:
Muito interessante o texto sobre Piaget! Mas gostaria de acrescentar que Wallon é um teórico muito importante para a educação infantil...seria relevante postar textos sobre ele!!!! Abraços!
Postar um comentário