Páginas

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Acolhimento: Primeiro dia na escolinha!!!


Acolhimento e Adaptação na Educação Infantil

E.M.Reverendo Álvaro Reis

Para muitos adultos, a lembrança dos primeiros dias de escola faz parte, para sempre de recordações pouco agradáveis, é o que consideram alguns psicólogos. Esse período pode gerar stress nas crianças, famílias e profissionais da educação.
É comum neste período algumas crianças chorarem, afinal, um ambiente totalmente novo pode causar insegurança, desconforto e até mesmo rejeição. Como atender com atenção e carinho as crianças que demonstram tais sentimentos? Se recebermos todas as crianças de uma só vez é possível dar atenção a quem está chorando sem "descuidar" do restante da turma? São estes cuidados que merecem toda atenção dos educadores para que se inicie uma relação de convivência mais saudável, feliz e promissora.
  As famílias também ficam na expectativa para  ver como sua criança irá reagir diante ao contato com alguém "desconhecido". Quando percebem que os educadores não querem disputar ou roubar-lhes o seu lugar e sim apenas, contribuir na educação da criança em outro ambiente ( o escolar) o sentimento de parceria toma  o lugar da insegurança.

  Qual a relação que existe entre adaptação e acolhimento?
adaptação pode ser entendida como o esforço que a criança realiza para ficar, e bem, no espaço coletivo, povoado de pessoas grandes e pequenas desconhecidas diferentes daqueles do espaço doméstico a que ela está acostumada. Há de fato um grande esforço por parte da criança que chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas ao contrário do que o termo sugere não depende exclusivamente dela adaptar-se ou não à nova situação. “Depende também da forma como é acolhida.”

“A qualidade do acolhimento é que garantirá a qualidade da adaptação, portanto não se trata de uma opção pessoal, mas de compreender que há um inter jogo de movimentos tanto da criança como da instituição dentro de um mesmo processo.”

2 comentários:

Denise Manfredini disse...

Adorei!!!
Estava procurando algo para inspirar os pais que ainda acham sem necessidade a adaptação...
Bjs

Denise Manfredini disse...

Adorei!!!
Estava procurando um material legal para apresentar a alguns pais que acham desnecessário a adaptação...
Bjs
Denise peixinho